quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Come on Feel the Noise




Quem é fã de rock’n’roll e viveu nos anos 80 e 90, assim como eu, não podia deixar de ter nos favoritos de seu toca fitas a 89FM – a rádio rock. Eu lembro que estava entre as 3 de que eu mais gostava: eram a 89, a 97 FM e a Brasil 2000.

Pra quem não viveu essa época, vale o registro. Era muito complicado o comércio musical. Não existiam a internet, os CDs, muito menos a música digital. Esperávamos o lançamento de uma música nova de nossas bandas preferidas por semanas, para depois de algum tempo conseguir comprar o disco (não sei como sobrevivemos…). Nossa redenção é que podíamos ouvir no rádio.

Porém, foi com esses recursos que passei a amar o rock/pop e conheci minhas bandas favoritas. Lembro-me perfeitamente de, em 1990, ouvir na 89FM pela primeira vez a música nova da minha banda preferida. Era Enjoy the Silence, do Depeche Mode (banda de que falarei em um dos próximos posts). O lançamento de Close to Me, do Cure, foi pra mim uma revolução em relação a tudo que já tinha ouvido.

Além da programação regular, um dos programas mais ouvidos na rádio pelos adolescentes da época era o Arquivo do Rock, que ia ao ar às 22h, todas as noites. Foi por ele que conheci grandes nomes do rock’n’roll, desde Van Halen até The Doors.

Até hoje me lembro da minha mãe:
- Desliga esse som alto que seu pai quer ver TV!

Um momento muito interessante foi quando em uma noite de 1995 houve um incêndio no prédio da emissora. Ao evacuar o local, o técnico de som deixou repetindo, infinitas vezes, Cum on Feel the Noise, do Quiet Riot. Impossível não me lembrar desse episódio, ainda hoje, quando escuto a música.

Mas vieram a mídia digital, o mp3, o itunes. Por algum motivo a direção da rádio achou que as pessoas não gostavam mais de rock e, em 2006, a rádio que acompanhou uma geração se rendeu ao Black e à Dance Music. Antes, a 97 FM também tinha mudado seu estilo. Resumindo, ficamos órfãos. Foi o fim de uma era.

Em 2012, um projeto da UOL fez com que a Rádio Rock ressurgisse, no formato web. A aceitação foi tão grande que as atividades dos 89,1 MHz foram retomadas, e a Rádio Rock voltou!

Sentar em frente ao home theater ontem pra ouvir a rádio me fez lembrar os tempos do velho 3 em 1 Philips, da casa da minha mãe e os velhos, porém conservadíssimos discos de vinil. Foi uma delícia de volta à adolescência.

Pra quem quer ouvir: http://www.radiorock.com.br/
 

2 comentários: