segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Mooca, o Juventus e o cannoli

Visitar o bairro da Mooca, em São Paulo, é certamente uma volta ao passado. Aliás, ela devia se chamar República Federativa da Mooca, tudo ali está em um universo à parte, desde o ar até a contagem do tempo.

Adoro ocupar no mínimo uma vez por mês o meu sábado à tarde ou domingo de manhã com uma visita a esse bairro de colonização italiana, por um motivo mais do que especial, os jogos do Juventus.

Pra quem não conhece, o Juventus da Mooca é um clube tradicional do Estado de São Paulo fundado em 1924. Suas cores são o grená (nunca ouse dizer cor de vinho para um juventino!) e o branco. A origem do nome e das cores remetem justamente ao nome do time de Turim e as cores de seu rival, o Torino.

Ver os jogos no estádio da Rua Javari nos leva de volta aos jogos clássicos dos anos 50, tudo exatamente igual. Por lá passaram grandes craques do futebol paulista, inclusive Pelé, que fizeram história nesse campo onde a torcida fica quase colada ao gramado. Hoje em dia, o Juventus disputa a segunda divisão do campeonato paulista, mas isso nunca foi preocupação dos torcedores, que pregam o ódio eterno ao futebol moderno.

E a festa do futebol acontece de maneira muito tradicional, inclusive com os petiscos de estádio. Além do incrível picolé por 1 real (impossível escolher o sabor!) ,sempre aos 35 minutos do primeiro tempo de cada jogo começa uma movimentação estranha nas arquibancadas. É quando chega sr. Antônio, tradicional vendedor ambulante da Rua Javari com seus cannolis. Recheados de creme ou de chocolate, fresquinhos, da mais pura massa folhada, o torcedor que não for rápido vai ficar sem. A delícia acaba em poucos minutos. Pra terminar o passeio, sempre vale uma visita à esfiharia Juventus, na esquina, ou à padaria Di Cunto, maravilhosa pelos seus doces e sua feijoada de domingo.

Se o time ganha ou perde? Isso não diminui o fanatismo dessa torcida barulhenta e tradicional. Eles amam o time e o bairro, são frequentes as camisetas do Juventus com o bordão Mooca é Mooca nas costas. Pra quem não conhece recomendo muito, independente do time que você torce vá apoiar o Juva, será um final de semana inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário